sexta-feira, 8 de abril de 2011

A ARTE DE PROCRASTINAR


Sou mestre em deixar as coisas para depois. Este blog é um grande exemplo. Sorte minha não depender financeiramente do que escrevo aqui, se fosse assim já teria sido despedido algumas vezes e teria morrido de fome. Na realidade, eu sofro ao pensar no abandono deste pedaço virtual de qualquer coisa. Planejo postar ao menos um texto todos os dias, certamente no final o saldo seria positivo para mim. É onde mora o problema. Sei que preciso fazer coisas que me fariam avançar em qualquer sentido, porém me convenço sempre a deixar para depois, atirando frases do tipo:

Mais tarde eu faço.
Amanhã com certeza.
Agora me bateu uma preguiça.

Quando dou por mim, o ano se foi. Posso afirmar que nasci com um dom sim, até onde sei ninguém nunca me ensinou a procrastinar, veio no pacote. Como tenho sorte! 


Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está procrastinando, isso resulta em estresse, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, ela se torna um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de alguma desordem psicológica ou fisiológica.
A palavra em si vem do latim procrastinatuspro- (à frente) e crastinus (de amanhã). A primeira aparição conhecida do termo foi no livro Chronicle (The union of the two noble and illustre famelies of Lancestre and Yorke) de Edward Hall, publicado primeiramente antes de 1548.
Logo, um procrastinador é um indivíduo que evita tarefas ou que está evitando uma tarefa em particular.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

3 comentários:

  1. Muito interessante o blog !
    Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...;

    www.bolgdoano.blogspot.com

    Muito Obrigada, desde já !

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda, vou olhar sim!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. haiuhaiuah muito bom!!
    de uma forma ou de outra, todos somos "Procrastinadores". =)

    ResponderExcluir